top of page
  • Foto do escritorEliseu Matioli

Inaugurado Centro Especializado em Reabilitação em Itápolis!

CER III Prefeito Júlio César Nigro Mazzo


Inauguração do CER III Mazzinho, realizada dia 25 de março de 2023.

Em uma cerimônia cheia de emoções e regada a lágrimas, na manhã de hoje (25/03) foi inaugurado na cidade de Itápolis o Centro Especializado em Reabilitação III, nomeado de CER III Prefeito Júlio César Nigro Mazzo.


O evento aconteceu na própria cede do novo centro, situado na Avenida Duque de Caxias, número 1.495, na Vila Santos.


Itápolis é o primeiro município com a população abaixo de 50 mil habitantes que recebe uma unidade CER, tudo isso só foi possível pelo empenho do então prefeito municipal Júlio César Nigro Mazzo, o Mazzinho, de buscar junto ao Governo Federal a realização dessa obra.


Foram mais de 10 anos de espera, porém as obras se encerraram e contam com: consultório de otorrino, sala de atendimento com cabine de audiometria, sala para exame complementar, consultório para fisiatria, ortopedia ou neurologia, sala para consulta de enfermagem, triagem, biometria, salão para cinesioterapia e mecanoterapia, box de terapias, banheiro individual para deficientes, consultório de neurologista, sala para seleção e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual, salas de estimulação precoce e trabalho em grupo adulto e infantil, sala de avaliação de fonoaudiologia e de enfermagem, fraldário adulto e infantil, sala de atendimento e estimulação individual adulto e infantil.


Os CERs são unidades voltadas para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial.


O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.


Existem três categorias de CER – a II, a III e a IV, números que correspondem à quantidade de modalidades de reabilitação oferecidas (física, intelectual e autismo, visual, auditiva).


Para dar assistência às pessoas com deficiência, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial de referência e que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.


Presente em todos os estados brasileiros, o CER é organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação, como física, intelectual, visual e auditiva.


Os centros podem ser organizados das seguintes formas:


CER II: composto por duas modalidades de reabilitação;

CER III: composto por três modalidades de reabilitação;

CER IV: composto pelas quatro modalidades de reabilitação.


O atendimento no Centro Especializado em Reabilitação é realizado de forma articulada com os outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, por meio do Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolve a equipe, o usuário e a família.


Além disso, o CER pode constituir rede de pesquisa e inovação tecnológica em reabilitação e ser polo de qualificação profissional no campo da reabilitação por meio da educação permanente.


Para receber atendimento no CER Itápolis, o paciente deve ser encaminhado pelo médico da rede pública e o agendamento será feito via CROSS pela Secretaria de Saúde.


A unidade itapolitana atenderá as demandas de 5 cidades, sendo elas: Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa e Borborema, totalizando mais de 200 mil habitantes.


Na cidade das pedras o CER atenderá as seguintes áreas de reabilitação: auditiva, física e intelectual.


Confira abaixo algumas fotos e a cobertura completa realizada pela Primeira FM na edição do dia do Jornal da Manhã 99 (a partir de 58:11).





留言


bottom of page